DPU – Direitos Humanos

Notícias

Reunião trata de ações para combater milícias que atuam em Cajueiro da Praia (PI)

Teresina – O defensor regional de direitos humanos no Piauí, Jose Rômulo Plácido Sales, reuniu-se, na terça-feira (16), com o secretário de Segurança Pública do estado, Chico Lucas. Eles trataram das ações necessárias para combater milícias que atuam na região de Cajueiro da Praia a serviço de grileiros que ameaçam, intimidam e cometem crimes contra as comunidades tradicionais que há décadas vivem e trabalham na região litorânea do Piauí.

Na oportunidade, foi entregue ao secretário documentos da Defensoria Pública da União (DPU) e das comunidades tradicionais por meio dos quais se requer a abertura de inquérito policial para apurar os crimes e combater efetivamente os grupos de milicianos que atuam na região a serviços de grileiros que buscam apropriarem-se das terras tradicionalmente ocupadas.

 “A ação do aparato de segurança pública naquela região é importantíssima para dar combate à ação de milicianos que, a soldo de grileiros, empreendem ações criminosas no intuito de afastar a população da área em que reside e trabalha por gerações em benefício de grileiros que desejam apossar-se das terras para acréscimo patrimonial em detrimento daquelas pessoas e do patrimônio público” explicou Sales.   

De acordo com o defensor, o secretário Chico Lucas mostrou-se muito sensível à reivindicação. “De pronto, determinou, dentre outras providências, a abertura de inquérito para a apuração dos fatos destacados no documento, notadamente, no que diz respeito à ação de milicianos que, com a utilização de armas de fogo e violência, oprimem as comunidades tradicionais do litoral piauiense”, destacou.

Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da União