DPU – Direitos Humanos

Notícias

Reunião em Brasília (DF) discute direitos humanos e atendimento às pessoas com deficiência

Brasília – Com o objetivo de promover o diálogo sobre direitos humanos, o defensor público federal Igor Roque recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), o deputado federal Pedro Campos (PSB- PE). Durante o encontro, que foi realizado na sede da Defensoria Pública da União (DPU) em Brasília (DF), foram apresentadas ações da DPU na defesa dos direitos e garantias fundamentais e a importância da ampliação da atuação da instituição.

Roque, que foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao comando da Defensoria Pública da União, debateu com o congressista a necessidade de interiorização da DPU e do aumento dos atendimentos da Defensoria aos mais vulneráveis, especialmente às pessoas com deficiência.

Na ocasião, Roque também explicou ao deputado federal como funciona o projeto DPU para Todos. “Essa é uma iniciativa fundamental para promover direitos humanos. Organizamos ações em locais que não contam com unidade da DPU e ficamos lá alguns dias para atender a população. Dentre os principais casos estão demandas com Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros”, pontuou.

Além do deputado federal, participaram da visita de cortesia o deputado estadual (PSB-PE), Sileno Guedes, as defensoras públicas federais, Isabella Simões e Marina Maçães, e o assessor-chefe de relações governamentais da DPU, Thiago Parry.

GT para atendimento de pessoas com deficiência

A DPU atua em casos sensíveis de violação e demandas de alcance coletivo, regional e nacional, através do Grupo de Trabalho (GT) Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência (GT-PID). O GT-PID trabalha como uma espécie de laboratório para formulação e execução de teses e projetos inovadores a serem replicados no âmbito da instituição e fora dela.

Em qualquer situação, a atuação do Grupo terá sempre como norte promover a defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos da população idosa e com deficiência, em especial os salvaguardados pela lei; fomentar a eliminação de todas as formas de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão; e incentivar a criação e a adoção de medidas, programas e políticas específicas para os idosos e pessoas com deficiência.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

Leia também:
Da garantia à recuperação de direitos: DPU tem atuação específica para pessoas com deficiência