DPU – Direitos Humanos

Notícias

Rede Interamericana de Defesa de Pessoas em Mobilidade realiza primeira reunião

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) participou, nessa terça-feira (22), da primeira reunião dos pontos focais da Rede Interamericana de Defesa de Pessoas em Mobilidade. Criada pela Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) e acompanhada pelo programa EUROsociAL+, da União Europeia, a Rede tem como objetivo permitir a troca de experiências entre defensores públicos e estabelecer um protocolo conjunto de atuação na defesa de pessoas migrantes e refugiadas.

Os representantes da DPU na Rede Interamericana de Defesa de Pessoas em Mobilidade são o defensor público federal João Chaves, integrante do Grupo de Trabalho Migrantes, Apátrida e Refúgio (GTMAR), e Ilana Szabo, coordenadora de Cooperação e Relações Internacionais da Assessoria Internacional (AINT).

A reunião foi realizada para apresentar os pontos focais líderes e demais pontos focais das instituições associadas, esclarecer sobre os procedimentos para solicitação de informações por meio do mecanismo de colaboração implementado pela Rede, criar de boletim de jurisprudências específico sobre migrações e propor a criação de dossiê temático. A DPU, a partir da reunião, ficou responsável pela criação do primeiro boletim de jurisprudência temático da Rede.

RCM/ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União