DPU – Direitos Humanos

Notícias

Programa de bolsas para indígenas e quilombolas da ONU está com inscrições abertas

Brasília – Com o objetivo de formar novas lideranças indígenas e quilombolas, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas Indígenas & Quilombolas de Língua Portuguesa. Os interessados devem se inscrever até 7 de abril.

O objetivo do programa é aumentar o conhecimento dos povos indígenas e quilombolas sobre os principais mecanismos de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as informações sobre o processo seletivo e o formulário para inscrições podem ser acessados aqui.

O programa ocorrerá em duas etapas. A primeira parte do curso, em Brasília (DF), acontecerá em junho e terá duração de até três semanas. O encontro contará com apoio da Defensoria Pública da União na elaboração de módulo sobre instituições que atuam em áreas de atendimento aos povos indígenas e quilombolas. A DPU também ofereceu estrutura física para realização do curso e passagens aéreas para os alunos.

A segunda etapa do projeto terá duração de quatro semanas de treinamento prático no Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Genebra, Suíça, entre os dias 26 de junho e 22 de julho.

Sobre o Programa

O Programa de Bolsas para Indígenas (Indigenous Fellowship Programme) foi instituído em 1997 com base na Resolução AG 50/157 como parte do Programa de atividades para a Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. É um programa abrangente de treinamento em direitos humanos sob a responsabilidade do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Desde a sua criação, mais de 600 Povos Indígenas de todo o mundo foram treinados pelo Programa. Quilombolas também podem participar da iniciativa.

Leia mais: DPU e ACNUDH debatem formação de lideranças para indígenas e quilombolas

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União