Notícias
Prazo para inscrição do Programa de Bolsas de Estudo para Representantes Indígenas do ACNUDH 2026 é prorrogado
Brasília – O Programa de Bolsas de Estudo para Representantes Indígenas (IFP) 2026 do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) teve seu prazo prorrogado para 15 de outubro. O objetivo do programa é proporcionar aos indígenas a oportunidade de adquirir conhecimento sobre o sistema da ONU, os mecanismos que tratam de questões de direitos humanos em geral e, em particular, das questões indígenas.
O programa está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Os bolsistas receberão treinamento ao longo de quatro semanas em Genebra, na Suíça. Outro ponto importante é que o período do treinamento coincide com a sessão anual do Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas, possibilitando que os bolsistas participem ativamente do mesmo.
Em junho deste ano, a Defensoria Pública da União recebeu os dez candidatos indígenas selecionados para o Programa de Bolsas 2025. No encontro, que fez parte da primeira etapa do programa, os bolsistas fizeram um treinamento e puderam conhecer a sede e o trabalho da DPU na defesa e promoção dos direitos dos povos indígenas, bem como a atuação do Grupo de Trabalho (GT) Povos Indígenas apresentada pela defensora pública federal e coordenadora do GT, Diana Andrade.
Também estiveram presentes nesta etapa do treinamento o defensor público-federal Leonardo de Magalhães; a defensora pública federal e secretária de Atuação no Sistema Prisional, Gisela Baer; e o então defensor regional de Direitos Humanos no Distrito Federal (DRDH/DF), Eduardo Queiroz.
Inscrições
- O(A) candidato(a) deve ser indígena (pessoas não indígenas não serão consideradas mesmo que tenham vínculos estreitos com comunidades e/ou organizações indígenas);
- Candidatos(as) indígenas, incluindo mulheres, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+ são fortemente encorajados(as) a se candidatar;
- Os(As) candidatos(as) devem concordar em treinar outros povos indígenas após o retorno às suas respectivas comunidades/ organizações.
- O(A) candidato(a) deve ser proposto e sua candidatura apoiada por sua organização e/ou comunidade indígena.
Os selecionados terão direito a passagem aérea de ida e volta, despesas de moradia e seguro de saúde básico durante o treinamento.
As inscrições devem ser feitas pelo link: 2026 Programa de Bolsas de Estudo para Indígenas (IFP)
Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para ohchr-fellowship@un.org
Leia também:
Indígenas selecionados no Programa de Bolsas 2025 da ONU conhecem a sede da DPU em Brasília
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União