DPU – Direitos Humanos

Notícias

Março pela igualdade: DPU reforçou compromisso com os direitos das mulheres em 2024 e segue avançando

Brasília – O mês de março é marcado pela reflexão sobre o compromisso com a igualdade de gênero. Nesse sentido, a Defensoria Pública da União (DPU) avança na promoção dos direitos das mulheres com iniciativas que fortalecem sua atuação institucional e aprimoram a representatividade feminina.

Nos últimos meses, a gestão da DPU implementou projetos fundamentais para ampliar a participação feminina e garantir o enfrentamento da violência. Entre as principais iniciativas, estão o Observatório de Gênero, o Programa de Combate à Violência Política de Gênero e as ações voltadas para a presença de mais mulheres nos postos de chefia e na gestão da instituição.

A liderança feminina se fortaleceu na DPU. Pela primeira vez, uma mulher ocupa um ofício na Assessoria de Atuação no Supremo Tribunal Federal (AASTF) da DPU. Em 1º de novembro de 2024, Érica Hartmann assumiu o posto. Durante sua nomeação, o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, reforçou o compromisso da instituição com a igualdade e a paridade de gênero.

O esforço para trazer mais mulheres para posições de liderança se estende a diversas áreas. Nesta gestão, a Corregedoria da DPU é comandada por Flávia Margi. A chefe de gabinete, Larissa Arantes, também integra a equipe do DPGF, assim como Karina Bayerl, que ocupa o cargo de secretária-geral de Articulação Internacional. Na Assessoria de Comunicação, Isabel Carvalho exerce a função de assessora de Comunicação Institucional, enquanto Ana Carolina Costa é assessora-chefe da Assessoria de Planejamento. As chefes da Assessoria de Cerimonial, Kátia Vial, e de Tecnologia da Informação, Flávia Paz, também são lideranças femininas.

Atualmente, duas das três câmaras de coordenação e revisão (CCR) da instituição são coordenadas por mulheres, o que influencia na atuação final da DPU. As duas coordenadoras da câmara de coordenação e revisão cível e previdenciária, respectivamente, são Maíra Mesquita e Patrícia Betin.

Além disso, as Secretarias de Atuação no Sistema Prisional e de Ações Estratégicas também são lideradas por mulheres: Gisela Baer e Mariana Queiroz, respectivamente. Na área internacional, a coordenação de Cooperação e Relações Internacionais está sob a responsabilidade de Ilana Szabo. Na Secretaria de Gestão de Pessoas está Joelma Feitosa. Na Assessoria de Projetos Especiais, Juliana da Silva. Na Assessoria de Relações Governamentais (Agov), Tatiana Nepomuceno.

Por fim, recentemente, Jaciara de Morais Ferreira, tomou posse como coordenadora de Pregões e Concorrências, da Secretaria de Planejamento, Logística e Contratos, e Alexsandra Dantas foi empossada como nova chefe de Divisão de Acesso à Justiça (DAJ). Além disso, editais recentes para a composição do Conselho Curador também reforçaram o compromisso com a inclusão feminina.

A DPU também lançou nas redes sociais a série audiovisual “Mais Mulheres na DPU”. A iniciativa integra a campanha “DPU por Elas: Igualdade e Respeito”. O primeiro vídeo da série destaca o Observatório da Violência contra as Mulheres, reforçando a atuação da Defensoria no enfrentamento da violência de gênero. Assista o vídeo aqui.

As conquistas representam passos significativos na busca por uma DPU mais diversa e inclusiva. No mês dedicado às mulheres, a instituição reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com a construção de um futuro mais justo para todas.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Públlica da União