Notícias

Enem 2022: DPU vai à Justiça pela reaplicação de prova para moradores do Jacarezinho (RJ)

 

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou Ação Civil Pública (ACP), na sexta-feira (2), pedindo a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os candidatos moradores do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro. O pedido também engloba os estudantes que fariam provas no raio de cinco quilômetros da região e sofreram com uma operação policial no dia 20 de novembro, quando aconteceu o segundo dia de provas do exame.

De acordo com informações recebidas pela Regional de Direitos Humanos da DPU no Rio de Janeiro, diversos candidatos inscritos, que deveriam fazer o exame no Jacarezinho e região, não compareceram aos locais de prova devido a tiroteios. O clima era de pânico e pessoas foram baleadas. Os relatos indicam prejuízos de candidatos que sequer conseguiram sair de suas residências e de outros que ficaram abalados nas salas de prova, ouvindo os disparos dos confrontos.

A DPU já havia relatado o problema em ofício enviado no último dia 21 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em resposta, declararam não ter havido “qualquer tipo de ocorrência na comunidade do Jacarezinho que viesse a comprometer a aplicação das provas”. O órgão pontuou, ainda, que todos os participantes que se sentissem prejudicados teriam até as 23h59 do dia 25 de novembro – dia em que o instituto enviou a resposta à DPU – para acessar o site e pleitear a reaplicação de suas provas.

“O Ofício do Inep, mencionando tal possibilidade, foi encaminhado à DPU no próprio dia 25 de novembro, às exatas 15 horas e 36 minutos, restando menos de nove horas para o fim do prazo, sendo praticamente impossível que, neste ínfimo período, tal informação chegasse ao conhecimento de todos os alunos prejudicados, considerando que muitos deles trabalham, ajudam seus familiares com tarefas de casa e têm acesso limitado às redes”, destacou o defensor público federal Thales Arcoverde Treiger.

O defensor ressaltou que, no ano passado, o órgão reaplicou as provas do Enem para moradores de São Gonçalo, também no estado do Rio de Janeiro, em razão de operação policial realizada no Complexo do Salgueiro no primeiro dia do exame. Com a mesma situação ocorrida no Jacarezinho este ano, a DPU quer a reaplicação da prova também para os moradores desta região.

Enem 2022

As provas do Enem 2022 aconteceram nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. No primeiro dia do Exame, foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição. No segundo dia, os estudantes realizaram as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União