Notícias
DPU participa de inauguração do ano judiciário da Corte Interamericana de Direitos Humanos
San José – A Defensoria Pública da União (DPU) participou da cerimônia de abertura do Ano Judicial Interamericano 2026, na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (26), marca oficialmente o início das atividades judiciais da Corte para o ano.
Estiveram presentes na cerimônia o defensor público-geral federal em exercício, Marcos Antônio Paderes, e os defensores interamericanos Larissa Amantea e Erico Oliveira. Na ocasião, tomou posse o novo presidente da corte, Rodrigo Mudrovitsch, que ficará no cargo até 2027. O evento também contou com a presença do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Corte IDH é uma instituição judicial autônoma, parte do sistema da Organização dos Estados Americanos (OEA), que interpreta e aplica a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Corte IDH julga casos de violação de direitos humanos que acontecem nos países-membros das Américas.
“É uma grande satisfação que a Defensoria Pública da União tenha sido convidada para prestigiar o evento. Sem dúvida, a presença da DPU no evento é um importante momento na relação entre a Defensoria Pública da União e a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, comemorou Érico Oliveira.
A cerimônia é considerada um momento institucional de:
• reafirmação do compromisso com a proteção dos direitos humanos nas Américas;
• reforço aos mecanismos interamericanos de justiça e ao papel da Corte na interpretação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos;
• estímulo ao diálogo e cooperação entre instituições judiciais de diferentes países da região, especialmente frente a desafios comuns como proteção de direitos fundamentais e fortalecimento democrático.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União