Notícias

DPU apresenta atuação na Operação Acolhida em evento no Ministério da Economia

Brasília – Representantes da Defensoria Pública da União (DPU) participaram, na última quinta-feira (15), no Ministério da Economia, do lançamento do Relatório COBRADI 2021 (Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional). Com o objetivo de mapear o cenário da cooperação internacional do Brasil, o documento é sistematizado e apresentado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA).

O defensor público federal Ronaldo de Almeida Neto e a analista técnica de políticas sociais da DPU, Juliana Sampaio, apresentaram o trabalho da defensoria pública no contexto da Operação Acolhida, em Pacaraima (RR). A DPU atua no atendimento a migrantes na fronteira do Brasil com a Venezuela.

21.12.2022 cobradi

“A DPU auxilia na regularização migratória, principalmente de crianças e adolescentes indocumentados, desacompanhados ou separados. Realizamos também o permanente monitoramento de violações de direitos humanos”, explicou o defensor. A analista de políticas sociais demostrou que, desde o início da Operação Acolhida, em 2018, a DPU já atendeu mais de 13 mil crianças e adolescentes. Os atendimentos podem ser consultados em tempo real na página do Comitê Pacaraima.

Além do atendimento, os defensores públicos federais prestam esclarecimentos sobre a legislação brasileira, dão orientações sobre acesso à saúde e à educação no Brasil e indicam o necessário para a regularização migratória. A atuação da DPU em Pacaraima é parte de uma grande estrutura que reúne diversos atores, entre governo federal e organizações internacionais, para levar acolhimento, alojamento e oportunidades para os migrantes.

Relatório COBRADI

Desde 2010, o IPEA realiza a Pesquisa COBRADI com o objetivo de mapear o cenário da cooperação internacional do Brasil e subsidiar chefes do Executivo a planejarem ações externas. A partir deste ano, o relatório se tornou uma das fontes oficiais de informações sobre as contribuições internacionais do Brasil para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de outros países. Os resultados da pesquisa passaram a ser compartilhados regularmente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Clique aqui e acesse o Relatório COBRADI 2021.

Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública da União