DPU – Direitos Humanos

Notícias

Defensora participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

Brasília – A defensora pública federal Maíra de Carvalho Pereira Mesquita participou na quarta-feira (12) de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre a situação das pessoas idosas durante e após a ocorrência de desastres. A fala da representante da Defensoria Pública da União (DPU) foi feita por meio remoto.

“Nos primeiros dias da tragédia, cerca de metade dos óbitos referiam-se a pessoas idosas, o que demonstra a grande vulnerabilidade desta população”, disse Mesquita. “O estado do Rio Grande do Sul é o estado com a maior proporção de idosos de todo o país, bem acima da média nacional”, acrescentou.

De acordo com a defensora, “as pessoas idosas são um grupo extremamente vulnerável e, em uma situação de calamidade, estão em situação de maior vulnerabilidade ainda. É preciso estar atento aos dados e às peculiaridades dessa população vulnerável”.

Maíra de Carvalho Pereira Mesquita é membra do Grupo de Trabalho Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência (GT-PID) da DPU, que atua em casos sensíveis de violação e demandas de alcance coletivo, regional e nacional, envolvendo idosos e pessoas com deficiência.

O evento também teve a participação de autoridades como Carlos Eduardo da Silva Santos, coordenador de Envelhecimento Ativo e Saudável Desenho Universal e Cuidados Específico da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); Daniella Jinkings, coordenadora-geral substituta de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (SNAS/MDS); e Leno Rodrigues de Queiroz, coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

* Esta atuação está em consonância com as metas: 3 (boa saúde e bem-estar), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União