DPU – Direitos Humanos

Notícias

Curso de capacitação abordará tráfico de pessoas e escuta qualificada

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) realiza entre os dias 22 e 24 de agosto um curso de capacitação sobre tráfico de pessoas e escuta qualificada para defensores público federais. O evento será híbrido com atividades presenciais e virtuais. A parte presencial será na sede nacional da DPU, em Brasília.

O curso tem por finalidade desenvolver técnicas e capacidades para a identificação precoce de casos de tráfico de pessoas, bem como disseminar a estratégia jurídica para o integral atendimento da vítima. A capacitação insere-se dentro das metas do III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, aprovado pelo Decreto 9440/2018.

A abertura e o encerramento do evento serão realizados pelo defensor Leonardo Cardoso de Magalhães, coordenador do Grupo de Trabalho Assistência e Proteção à Vítima de Tráfico de pessoas. As palestras serão realizadas pelos defensores públicos federais Haman Tabosa de Moraes e Córdova, Juliane Rigon Taborda, Matheus Alves Nascimento, Rafaella Mikos Passos, Sila Xavier e Ana Cláudia de Carvalho Tirelli.

Entre os temas a serem debatidos estão conceito, legislação e modalidades de exploração, consentimento e contrabando de migrantes; perspectivas transversais sobre o tráfico de pessoas; e a importância do trabalho em rede.

A representante da Organização Internacional para as Migrações, Débora Castiglione, ministrará dois módulos sobre escuta qualificada para grupos vulneráveis ao tráfico de pessoas, seguidos por exercícios práticos.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União