DPU – Direitos Humanos

Notícias

Defensoria promove painel sobre comunicação social e povos tradicionais na COP30

Foto: Aline Massuca/COP30

Belém (PA) – Como parte da programação da Defensoria Pública da União (DPU) na COP30, será realizado amanhã (11), das 9h às 11h, o painel ‘A importância da comunicação social para ampliação da atuação da Defensoria Pública da União nas demandas das comunidades indígenas’.

O encontro reunirá representantes da comunicação, lideranças tradicionais e defensores públicos para discutir como a atuação interdisciplinar entre o jornalismo, a DPU e as comunidades pode fortalecer a visibilidade e a defesa dos direitos de povos indígenas e quilombolas.

Entre os participantes confirmados estão os jornalistas Coral Kariri e Adriano Wilkson, as lideranças indígenas Auricelia Arapium e Miriam Tembé, além da liderança quilombola Josias dos Santos, que trarão perspectivas sobre os desafios de comunicação e acesso à justiça enfrentados por suas comunidades.

Segundo o defensor público federal Marcos Wagner Alves Teixeira, responsável pela mediação, o objetivo do painel é “mostrar a atuação interdisciplinar entre a atuação da Defensoria, comunidades indígenas e tradicionais e comunicação social para ampliar as demandas das comunidades”.

A atividade integra a programação da DPU na COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), com foco em justiça climática, direitos humanos e proteção de grupos vulneráveis.

Serviço:
Painel: A importância da comunicação social para ampliação da atuação da DPU nas demandas das comunidades indígenas
Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Local: Pavilhão da Zona Verde (Green Zone) – COP30, Belém (PA)

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União