Notícias
Lista sêxtupla para o cargo de defensor(a) nacional de direitos humanos é divulgada

Foto: Ailton de Freitas / ASCOM DPU
Brasília – Na última quinta-feira (18), foi proclamado o resultado da eleição para elaboração da lista sêxtupla para o cargo de defensor(a) nacional de direitos humanos para o biênio 2025/2027. A votação foi realizada pelas seguintes entidades da sociedade civil: Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP).
Finalizada a votação, a Comissão Eleitoral e Apuradora divulgou a lista dos defensores(as) eleitos, sendo:
- Eraldo Silva Júnior
- Mariana Costa Guimarães
- Taisa Bittencourt Leal Queiroz
- Eduardo Valadares de Brito
- Juliano Martins de Godoy
- Pablo Farias Souza Cruz
Após a formação da lista sêxtupla, é formada a lista tríplice pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU), que será encaminhada ao defensor público-geral federal, Leonardo de Magalhães.
O defensor nacional de direitos humanos tem como atribuição coordenar a atuação da Defensoria Pública da União (DPU) em casos de grande repercussão relacionados à proteção de direitos fundamentais, além de articular iniciativas em defesa de grupos vulneráveis em todo o país. Também está entre as atribuições: recomendar o desenvolvimento de políticas públicas que garantam direitos aos grupos marginalizados da sociedade, influenciar processos legislativos, convocar audiências públicas e ajuizar ações civis públicas.
Leia também: DPU apresenta candidatos ao cargo de defensor nacional de Direitos Humanos à sociedade civil e inicia votação
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União