DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU e Correios promovem seminário sobre perspectiva racial e de gênero com participação da sociedade civil

Brasília – A sociedade civil participará do Seminário Interseccionalidade entre o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial e o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], no dia 6 de agosto, às 14h, no Auditório do Edifício Sede dos Correios, em Brasília. O evento é promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), por intermédio de sua Ouvidoria-Geral, e pelos Correios. 

Representarão a sociedade civil a ativista e psicóloga Maria das Graças Santos, da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal (DF); a professora Fabiana Severi, do departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); e o doutor Joel Costa, do Instituto de Defesa da População Negra. O evento contará, ainda, com palestras ministradas pela advogada Soraia Mendes e pelo advogado Hédio Silva Júnior, fundador do JusRacial e do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO). 

Durante o seminário, haverá o pré-lançamento do ebook ‘Enegrecendo o Direito: resistência e produção acadêmica negra enfrentando a branco-normatividade jurídica’, coordenado pelo ouvidor-geral da DPU, Gleidson Renato Martins Dias, e por Muriel Fernanda Benites, advogada e Mestre em Direito. 

De acordo com Gleidson Dias, é papel da DPU e da Ouvidoria-Geral da União defender os direitos humanos e fundamentais. “Este instrumento é um forte aliado para que questões de gênero e raciais sejam compreendidas no sistema de Justiça. Inclusive a Resolução nº 492, que positiva o ‘Protocolo de gênero’, do Conselho Nacional de Justiça, está sob ataque no legislativo através do Projeto de Decreto Legislativo nº 89/23, visando suspender a referida Resolução”, declarou. 

A confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail cerimonial@dpu.def.br ou pelo telefone (61) 3318-0259. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal dos Correios no YouTube. 

Serviço:
Seminário Interseccionalidade entre o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial e o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ 
Data: 6 de agosto de 2025 
Horário: 14h 
Local: Auditório do Edifício Sede dos Correios, Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco A, Asa Norte, Brasília/DF. 

Assessoria de Comunicação Social 
Defensoria Pública da União