DPU – Direitos Humanos

Notícias

Tráfico de pessoas é tema de seminário internacional do MPF

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) marcou presença no Seminário Internacional sobre Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes: Desafios e o Papel do Ministério Público, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). O evento ocorreu em 30 e 31 de julho, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília (DF). 

Estiveram presentes as defensoras e defensores públicos federais Nara Rivitti, Ana Cláudia de Carvalho Tirelli e Daniela Muscari Scacchetti, do Grupo de Trabalho Tráfico de Pessoas (GTTP), e Murilo Martins, defensor regional de direitos humanos em São Paulo. Participou também Eduilson Borges de Lima Júnior, assessor do GTTP.  

Saiba mais: Seminário internacional do MPF sobre tráfico de pessoas terá participação da DPU

De acordo com Murilo Martins, foi enriquecedor debater tema tão sensível e entender as diferentes perspectivas das instituições que lidam com o assunto, mas que possuem a preocupação comum de dar a devida assistência às vítimas e evitar a invisibilização delas nos processos. 

O papel da DPU na assistência às vítimas do crime de tráfico humano também foi um dos pontos apresentados no evento. Segundo a defensora Ana Cláudia Tirelli, a presença do órgão contribuiu significativamente para os debates, trazendo reflexões qualificadas sobre temas sensíveis relacionados à interseção entre tráfico de drogas, tráfico de pessoas e questões de gênero. 

“Espaços de diálogo interinstitucionais como esse são fundamentais para fortalecer a atuação articulada e garantir respostas mais efetivas, integradas e humanizadas às vítimas”, finalizou Tirelli. 

Assessoria de Comunicação Social 
Defensoria Pública da União