Notícias
Ciclo de Encontros discute escuta qualificada nos casos de tráfico de pessoas

Brasília – Como parte do Ciclo de Encontros de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Grupo de Trabalho de Assistência e Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas (GTTP) da Defensoria Pública da União (DPU) faz mais um encontro virtual na quarta-feira (23). Desta vez, o tema do debate é a escuta qualificada na proteção de vítimas de tráfico de pessoas.
O ciclo tem como objetivo promover debates sobre temas sensíveis ao enfrentamento ao tráfico humano, estabelecer estratégias para defesa e o acolhimento de vítimas de tráfico de pessoas e congregar o trabalho de atuação da DPU com o de outras instituições atuantes do sistema de justiça, meio acadêmico e integrantes da sociedade civil. Os encontros são realizados a cada dois meses, trazendo convidados com ampla experiência no tema.
Nesta edição, as convidadas serão Arielle Sagrillo e Mônica Bernardes, pesquisadoras do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (Cogjus). O Cogjus é um projeto que pesquisa memória, processos de comunicação e processos cognitivos e suas aplicações no sistema de justiça e segurança pública. O laboratório atua em parceria com diferentes atores com treinamentos e pesquisas voltadas para entrevista investigativa aplicada a oitivas e interrogatórios e reconhecimento de pessoas
A mediação ficará a cargo da defensora pública federal Miriam Aparecida de Laet Marsiglia, membra do GTTP. Voltado para defensores federais e estaduais, representantes de instituições públicas que atuam no tema de tráfico de pessoas, membros da sociedade civil, estudantes e o público em geral, o encontro será realizado a partir das 9h30min da quarta-feira (23), com transmissão ao vivo pelo canal da DPU no YouTube e pelo Microsoft Teams.
Serviço:
Ciclo de Encontros 2025 – GTTP DPU
Tema: Escuta qualificada na proteção de vítimas de Tráfico de Pessoas
Data: 23 de abril (quarta-feira), das 9h30min às 12h
Formato: virtual, disponível para o público em geral pelo canal da DPU no YouTube
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União