Notícias
No G20, DPU discute redução de riscos de desastre e saúde pública
Brasília – Nesta semana, a Defensoria Pública da União (DPU) discutirá dois temas em reuniões técnicas do G20: redução de riscos e desastres e cooperação internacional em saúde pública. As reuniões começam a partir desta terça-feira (29) e se estendem até sexta (1º).
Representará a DPU na Reunião Técnica e Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos e Desastres a chefe de gabinete da DPU, Larissa Arantes Rodrigues, e o assessor de Relações Institucionais, Sergio Armanelli Gibson. O tema será tratado a partir desta quarta (30) e vai até esta sexta.
O encontro será copresidido pelos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e o das Cidades e reunirá representantes dos países membros do G20 para discutir estratégias e compartilhar boas práticas no fortalecimento de políticas públicas voltadas à redução de riscos e desastres, em um esforço colaborativo para mitigação de impactos e adaptação às mudanças climáticas.
Com sua participação, a DPU visa contribuir com a experiência brasileira na promoção e proteção dos direitos das populações vulneráveis afetadas por desastres naturais e ambientais, e reafirmar seu compromisso com a construção de políticas que priorizem a proteção e a resiliência social.
Saúde
Já nos debates sobre saúde pública, a DPU será representada pela defensora pública federal Carolina Godoy Leite, coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde da instituição.
A primeira discussão sobre o tema acontece nesta terça-feira (29), na 5ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho em Saúde. Já nos dias 30 e 31, acontecerá a Reunião de Ministros da Saúde e de Alto Nível do G20.
Na reunião técnica, devem ser debatidos temas críticos, como o acesso universal à saúde e a resposta a crises sanitárias, destacando a importância de políticas públicas inclusivas que garantam direitos fundamentais a todas as populações.
Na reunião de alto nível, a discussão deve se dar em temas estratégicos e para a formulação de compromissos conjuntos entre os países do G20 em prol do fortalecimento dos sistemas de saúde globais.
A presença da DPU no evento reflete seu compromisso com a cooperação internacional e com a promoção dos direitos humanos, somando-se aos esforços globais para assegurar saúde pública de qualidade em um cenário de crescentes desafios sanitários.
G20
O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
Foto: Audiovisual G20 Brasil
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União