DPU – Direitos Humanos

Notícias

Mutirão em Salvador (BA) atende população em situação de rua

Salvador – A população em situação de rua de Salvador (BA) contou com atendimentos gratuitos da Defensoria Pública da União (DPU) nos dias 3 e 4 de outubro, no estacionamento da Arena Fonte Nova. A ação integrou o 1° Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (Pop Rua Jud Salvador), organizado pela Justiça Federal da Bahia.

De forma prioritária e sem burocracia, foi oferecido às pessoas em situação de rua acesso à Justiça e serviços básicos, resgatando a cidadania e a dignidade. Também participaram o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Ministério Público federal e estadual, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Salvador e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

ba mutirao pessoas situacao rua 2

O público procurou a DPU para resolver problemas com benefícios previdenciários, como o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), aposentaria, auxílio-doença; e questões na Caixa Econômica Federal (CEF), como o programa Minha Casa, Minha Vida. A equipe de atendimento foi formada por defensores que compõem o Grupo de Trabalho População de Rua e servidores da instituição.

“Nosso trabalho foi aproximar a DPU daqueles que mais precisam, pois essa é uma população invisibilizada e vulnerabilizada que muitas vezes não sabe dos seus direitos, não tem acesso e não sabe a quem procurar. Então, quando a gente vai num evento desse, a gente mostra a DPU para o público e se coloca à disposição”, explicou o defensor público federal Vladimir Correia.

De acordo com o censo feito pela Prefeitura Municipal de Salvador, em parceria com o projeto Axé, há mais de 5 mil pessoas em situação de rua na capital. A ação interinstitucional faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ n° 425/2021.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União