Notícias
Evento em Chapecó (SC) vai reunir imigrantes para atendimento gratuito
Chapecó – Imigrantes que precisam regularizar a situação no país, emitir documentos ou tirar dúvidas sobre o processo migratório vão receber atendimento gratuito em Chapecó (SC), durante os dias 21 e 22 de setembro. A ação “Defensoria Pública com o Imigrante” acontece de 10h às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, no Centro da cidade.
Além de orientações individuais sobre regularização migratória, naturalização e emissão de vistos, a programação inclui rodas de conversa sobre temas que fazem parte da experiência de quem, em busca de um sonho ou por necessidade, decidiu sair do país de origem e viver aqui no Brasil.
“A DPU é bastante procurada por organizações da sociedade civil e associações de imigrantes, para prestar assistência jurídica e orientações à população migrante. Entretanto, o órgão não possui unidade no oeste do estado, que é uma das principais regiões de acolhida no país. Assim, pretendemos ouvir as demandas desses grupos e dialogar com os órgãos responsáveis pelos atendimentos aos migrantes, de modo a colaborar com a sua permanência e acesso aos direitos no Brasil”, explica a defensora regional de Direitos Humanos em Santa Catarina, Mariana Zamprogna.
O evento é uma parceria entre a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC), a Ouvidoria da DPE-SC, a Polícia Federal, a Prefeitura de Chapecó e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Migração em Santa Catarina
Milhares de venezuelanos cruzam a fronteira em Roraima e chegam ao estado catarinense graças ao projeto de interiorização da Operação Acolhida, uma força-tarefa coordenada pelo Governo Federal, com a participação de instituições autônomas, como a DPU. Santa Catarina é o estado que mais acolheu migrantes desde o início da interiorização.
Apesar disso, a maior parte dos imigrantes que vive hoje no estado não veio da Venezuela, mas do Haiti, país caribenho que há muitos anos enfrenta instabilidades políticas.
Serviço:
Defensoria Pública com o Imigrante
Data e horário: 21 e 22 de setembro, das 10h às 16h
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes – Sala: Cyro Sosnosky. R. Assis Brasil, 20 D – Centro, Chapecó – SC
Leia também:
DPU integra comitiva da OIM em visita na Operação Acolhida (RR)
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União