DPU – Direitos Humanos

Notícias

Aberta seleção para intercâmbio de defensor na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Brasília – Defensoras e defensores públicos federais interessados em participar do Programa de Intercâmbio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington, Estados Unidos, têm até o dia 12 de junho para fazer sua inscrição no processo seletivo interno da Defensoria Pública da União (DPU). O intercâmbio tem previsão de início em 15 de agosto de 2023 e duração de seis meses.

Acesse o edital com mais detalhes

Os candidatos serão classificados em critérios que consideram o conhecimento da língua espanhola, a experiência em direito internacional de direitos humanos e a participação em projetos e capacitações nesse tema. É necessária, também, comprovação do domínio do inglês.

As seis inscrições com mais pontos formarão uma lista encaminhada para análise do defensor público-geral federal, que selecionará três nomes. A Secretaria Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos será responsável por selecionar, dessa lista tríplice, a defensora ou o defensor que participará do programa de intercâmbio.

O programa é resultado do acordo de cooperação firmado entre a DPU e a Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), com o objetivo de fortalecer o sistema de proteção dos direitos humanos nas Américas, além de difundir instrumentos internacionais para a promoção e defesa desses direitos.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União