A missão da Defensoria não se limita a prestar assistência jurídica ao hipossuficiente, o que já seria de uma grandeza indescritível... Algo nos atraiu (para a Defensoria Pública): o sentimento de ser agente de transformação social na vida de muitos. Esse é o nosso salário. Mudar a rota da vida das pessoas.
A Defensoria Pública, que é essa instituição tão confiável, conforme foi votado em duas pesquisas, que tem tanta confiança da sociedade (...) é também defensora da Constituição Federal, da democratização do sistema de justiça, e é defensora dos direitos humanos. Em todos os cantos, se é pra marisqueira, pescador, se é pra quilombo... em todos os cantos, nós estamos juntos, mesmo ficando ilhados, de madrugada, em um barco. Tanto a DPU quanto a DPE são essas instituições mais próximas à sociedade.
Nós tivemos um diálogo com um representante da DPU via Brasília (...) Ele teve uma resposta para nós no mesmo dia (...) Foi muito importante a gente trabalhar com certidão civil naqueles dias (...) nós tivemos a oportunidade dessas pessoas que tiraram esse documento fazerem a primeira votação. (Em tradução de língua indígena) Muito obrigado, DPU! Muito obrigado e um bom trabalho!
A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo institucional, racismo estrutural, racismo ambiental e racismo religioso.