DPU – Direitos Humanos

Notícias

Situação de conjuntos habitacionais é tema de audiência pública em Recife (PE)

Recife – A Defensoria Pública da União (DPU) participou de audiência pública no último dia 29, realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), em Recife. Na reunião, intitulada “Direito à moradia: como está a situação dos conjuntos habitacionais em Pernambuco?”, foram debatidos os problemas e desastres que atingem diversos prédios na região metropolitana da capital pernambucana. Participaram ainda vereadores e representantes de órgãos de Defesa Civil de vários municípios do Grande Recife e integrantes de movimentos sociais pela moradia.

Os defensores públicos federais Ana Erhardt, chefe da DPU em Recife, e Leonardo Rocha, defensor regional de direitos humanos em Pernambuco, estiveram presentes na audiência. Segundo Erhardt, “a situação habitacional no estado é bastante crítica e a Defensoria Pública faz questão de contribuir para, juntamente com vários outros entes, buscar soluções que satisfaçam as demandas dos mais vulneráveis”. Para a defensora, a colaboração entre os diversos entes é essencial para a resolução do problema, “neste sentido, compomos a mesa da audiência pública e tivemos oportunidade de fala em um profícuo diálogo com os diversos atores sociais, com os movimentos sociais que lá estavam e com a população mais necessitada que lotou o auditório”, destacou.

A audiência, organizada pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, também discutiu medidas que possam assegurar o direito à moradia no estado de Pernambuco. Vários conjuntos habitacionais que já passaram por alguma vistoria e foram dados como “interditados”, seguem ocupados por pessoas em situação de rua o que demonstra a necessidade de uma visão mais ampla e integrada sobre o problema.

Com informações Alepe*

CDR
Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da União