Notícias
Proteção dos povos e casas de terreiro é tema de curso na Bahia
Salvador – Nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h30 às 17h, será realizado em Salvador (BA) o II Encontro em Defesa dos Povos de Terreiro, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Ilê Omolu, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e Raça & Igualdade.
Esta é a segunda edição do curso organizado pelo Grupo de Trabalho em Políticas Etnorraciais (GTPE) da DPU. Foram convidados mais de 20 palestrantes que abordarão questões da preservação da cultura afro, o racismo religioso, o aprimoramento à defesa de pessoas seguidoras de religião de matriz africana e, em especial, a preservação das casas de candomblé.
As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.
Programação
Na sexta-feira (27), o evento será realizado no Terreiro Casa Branca (Bairro de Engenho Velho da Federação). A mesa de abertura será composta com representantes das instituições organizadoras e autoridades. Além disso, estão previstos os painéis expositivos “História e resistência dos Povos de Terreiro na Bahia/BA” e “Defesa jurídica dos Povos de Terreiro”.
A Universidade Católica de Salvador (Av. Prof. Pinto de Aguiar, 2589, Pituaçu) sediará o segundo dia do curso, sábado (28), quando estão previstos os painéis expositivos “Racismo ambiental” e “Educação antirracista”, além da mesa “Desafios das Comunidades Tradicionais e a experiência do Ministério Público Federal”. No encerramento, o Terreiro Casa Branca e a Yalorixá Neuza Cruz promoverão um Xirê.
IA/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União