DPU – Direitos Humanos

Notícias

Povos Nawa e Nukini (AC) recebem Ação Itinerante

Mâncio Lima (AC) — A cidade no extremo Oeste do país recebe até quarta (30) ação itinerante da Defensoria Pública da União (DPU). A ida ao território pela primeira vez acontece na Terra Indígena Nawa, no Parque Nacional da Serra do Divisor, fronteira com o Peru. O mutirão leva acesso à justiça para povos indígenas Nawa e Nukini, além de espaço para discussão de direitos coletivos e culturais

“A presença da DPU no território é importante por conta da inacessibilidade natural. Os meios físicos impedem o acesso dos povos Nawa e Nukini à Defensoria”, destacou o defensor público federal, Raphael Santoro. A equipe da DPU passou três dias em deslocamento para chegar à comunidade, o que ressalta a dificuldade de acesso aos órgãos públicos.

Peleja antiga

“É um momento aqui na região do Juruá que foi a primeira vez que aconteceu. É uma grande conquista pro nosso povo”, disse o cacique Ilson, da etnia Nawa. “Estamos 24 anos que a gente peleja”, reforçou, em seguida, o vice cacique, Fracione Nawa, ao falar da luta por direitos dentro do território.

A ação abrange 1.397 pessoas indígenas, entre Nawa e Nukini. O itinerante faz parte do programa Territórios de Tradição e de Direitos da DPU e conta com os defensores públicos federais Murillo Martins, Raphael Santoro — ambos do Grupo de Trabalho Povos Indígenas (GTPI) — e Walter Queiroz. O defensor público do estado do Acre, João Augusto Câmara, participa da ação pela DPE.

Escuta ativa

Durante o itinerante, os defensores irão fazer escuta ativa das lideranças indígenas. O objetivo é tratar dos interesses coletivos dos povos atendidos.

Estão presentes na ação, além da DPU e DPE, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Acre (Sepi); Prefeitura Municipal de Mâncio Lima; Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj); Comissão Pro-Indígena do Acre (CPI-Acre); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); e Associação dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac).

Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da União