DPU – Direitos Humanos

Notícias

Evento debate impactos da crise climática na vida de mulheres, indígenas, pessoas negras e LGBTQIAPN+

Porto Alegre – A Defensoria Pública da União (DPU) participou, na terça-feira (5), de debate sobre os impactos da crise climática no Rio Grande do Sul na vida de grupos vulnerabilizados, incluindo mulheres, indígenas, pessoas negras e LGBTQIAPN+.

Promovido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), o evento aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre, reunindo diversas instituições e ativistas. Patrícia Bettin Chaves, defensora pública federal e integrante do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres da DPU, representou a instituição na mesa de discussão.

O evento reforçou a urgência de ações inclusivas que considerem os múltiplos impactos da crise climática, propondo diálogos e estratégias para enfrentar esses desafios de forma colaborativa e efetiva.

“Na reunião, ressaltei as ações realizadas pela DPU no período das enchentes; os números de atendimentos da Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul, com enfoque no gênero e raça. Por fim, destaquei o papel dos Grupos de Trabalho Mulheres, Comunidades Tradicionais, Políticas Etnorraciais, Povos Indígenas e LGBTQIA+, dentre outros”, afirmou a defensora.

A discussão também contou com a presença de representantes de várias organizações e conselhos estaduais, incluindo a Comissão de Gênero e Igualdade Racial, o Conselho Estadual do Direito das Mulheres (CEDM-RS), a Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça (TJ-RS), o Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM DPE/RS), o Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS, além de entidades como o Abrigo Violeta, a Casa dos Orixás da Cidade de Feliz, a Central Única das Favelas (Cufa-Mulheres) e o Abrigo Indígena Guarani.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União