DPU – Direitos Humanos

Notícias

Encontro estreita relações com Nações Unidas na América do Sul

Brasília – No último dia 1º, a Defensoria Pública da União (DPU) recebeu em sua sede, em Brasília, o representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Jan Jarab. Demarcação de terras indígenas, garimpos, imigração e violência policial estiveram na pauta do encontro de aproximação.

O defensor público federal Igor Roque, que aguarda aprovação do seu nome no Plenário do Senado para se tornar o novo defensor público-geral federal, explicou à equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que, na sua gestão, pretende atuar para que a Defensoria tenha um papel mais estratégico e focado na defesa e promoção dos direitos humanos.

“Estamos buscando aumentar nossa articulação em rede, priorizando a atuação extrajudicial. Já começamos a nos aproximar de diversos movimentos sociais e a costurar parcerias com os ministérios para que possamos contribuir mais com a elaboração das políticas públicas. Dentro dessa proposta, a ONU é uma parceira fundamental, através do ACNUDH, que é nosso parceiro de longa data. Queremos nos aproximar ainda mais”, falou Roque.

Foto: Ailton de Freitas/DPU

O representante do ACNUDH demonstrou interesse em estreitar a relação com a DPU pela convergência de interesses e visões nas pautas de direitos humanos. “A DPU é uma parceira importante, de vários anos. Muito bom ver que a Defensoria quer crescer nessa visão estratégica para contribuir mais com a elaboração das políticas públicas, sem deixar de prestar a assistência individual, que é o coração da DPU”, afirmou Jan Jarab.

Jarab propôs que a DPU compartilhasse o monitoramento que faz dos casos de violações de direitos humanos no Brasil, como os de violência policial, demarcação de terras indígenas, garimpos, entre outros vistos nos noticiários todos os dias. “Temos muito interesse no intercâmbio de monitoramento desse tipo de situação, para que nosso escritório regional ou até o central, na Suíça, também possa agir rapidamente”.

O defensor público-geral federal em exercício, Fernando Mauro, destacou que recentemente a Defensoria acrescentou a promoção dos direitos humanos no texto que trata da missão institucional para alinhar mais com a competência constitucional da instituição e com o foco de atuação nos últimos anos.

Também participaram do encontro a defensora nacional de direitos humanos da DPU, Carolina Castelliano; a secretária de acesso à justiça da DPU, Elisângela Machado Côrtes; a coordenadora de Cooperação e Relações Internacionais (CCRI) da DPU, Ilana Szabó; Letícia de Souza Sá, também da CCRI; além da assessora nacional do ACNUDH, Fabiola Corte Real; e a assistente de direitos humanos do ACNUDH, Aisha Sayuri.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União