Notícias
DPU recebe Menção Honrosa de Direitos Humanos na Bahia
Salvador – Reconhecer o trabalho de parceiros que defendem a promoção dos direitos humanos. Esse foi o norte de uma solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Salvador (BA), na última quinta-feira (11). A Defensoria Pública da União (DPU) foi uma das instituições homenageadas pela Ouvidoria Cidadã, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).
A Menção Honrosa de Direitos Humanos foi entregue durante um encontro que reuniu mais de 350 autoridades e personalidades. Além de reconhecer o trabalho conjunto para a construção de uma sociedade mais justa, o evento também foi uma despedida da ouvidora externa da DPE-BA, Sirlene Assis.
O defensor público federal André Porciúncula foi um dos homenageados. Ele explica que ouvidoria externa é fundamental para a democratização do sistema de justiça. “A ouvidoria externa representa a sociedade civil, o povo, dentro da defensoria pública. Neste dia de homenagem, celebramos as conquistas alcançadas, sem perder de vista os grandes desafios ainda a enfrentar. Depois de quatro anos, o mandato da ouvidora Sirlene Assis, grande aliada da DPU, termina e começa a jornada da nova ouvidora, Naira Gomes”, pontua.
Nas palavras de Porciúncula, a Menção Honrosa é um reconhecimento que se estende a todos os membros, servidores e demais colaboradores da DPU. “É fundamental o reconhecimento do trabalho de instituições e de pessoas que lidam com direitos humanos. Isso faz com que a atuação em rede cresça cada vez mais e haja sempre motivação para seguir em frente”, acrescenta o defensor público federal.
Além de Porciúncula, por parte da DPU, foram nominalmente homenageados, os defensores públicos federais Vladimir Correia, Luciana Dytz, Charlene Borges e Gabriel César dos Santos, defensor regional de direitos humanos na Bahia.
Segundo Vladimir Correia, a maior relevância de um evento como esse é reunir pessoas que trabalham em prol da defesa dos direitos humanos. “São profissionais das defensorias públicas, de universidades, do Ministério Público e da administração municipal que se encontraram para reforçar laços e integrar atuações em apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma.
De maneira semelhante, Gabriel César dos Santos destaca a importância do trabalho conjunto entre instituições. “A homenagem recebida é uma sinalização da importância da parceria entre a DPU e a DPE-BA, intensificada durante os quatro anos de mandato de Sirlene Assis. Fazer parte dessa rede nos honra e nos permite chegar em muito mais pessoas”, descreve.
Nas palavras da defensora Charlene Borges, é valioso destacar o trabalho da ouvidoria junto às instituições. “A ouvidoria é um importante instrumento de acesso à Justiça e de intermediação das populações vulneráveis. Receber essa Menção Honrosa é muito gratificante para um defensor que atua em demandas coletivas. É, sem dúvida, um reconhecimento do nosso trabalho e dos frutos colhidos”, reitera.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União