Notícias
DPU participa de projeto Defensorias do Araguaia
Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) participa, dos dias 17 a 21 de junho, do projeto “Defensorias do Araguaia: Defensoras e Defensores Públicos pelos povos originários de Tocantins, Mato Grosso e Goiás”. A iniciativa é um trabalho conjunto de vários órgãos, voltada a levar atendimento itinerante até as aldeias indígenas em três cidades: Lagoa da Confusão (TO), Luciara (MT) e Aruanã (GO).
O convite para a participação da DPU foi feito pelas defensorias estaduais de dos respectivos estados que recebem a ação. De acordo com o defensor público federal José Roberto Tambasco, que participa da atividade, “o grupo se desloca entre os eventos com apoio das defensorias estaduais e atua juntamente com os demais parceiros envolvidos na prestação de serviços aos indígenas como: o INSS, a Receita Federal, os Institutos de Identificação (responsável pela expedição de documentos), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e as secretarias estaduais e municipais de apoio à cidadania dos povos indígenas”
“A DPU está presente nesta ação para atender tanto as demandas coletivas de interesse de todas as comunidades indígenas Karajás nas áreas da saúde, segurança alimentar e organização socio sustentáveis, como também para prestar atendimentos jurídicos individuais na área previdenciária e de assistência social”, complementa Tambasco.
Além do defensor, a equipe da DPU que atua no “Defensorias do Araguaia” conta também com participação das defensoras públicas federais Diana Freitas de Andrade, representante do Grupo de Trabalho (GT) Indígenas da DPU, e Lídia Carolina Pinotti Rodrigues; além da assistente social, Arlete Cavalcante.
Serviço
17/06/2024: atendimento na Aldeia Fontoura, em Lagoa da Confusão (TO);
19/06/2024: atendimento na Aldeia São Domingos, em Luciara (MT);
21/06/2024: atendimento nas Aldeias Bdeduré e Buridina, em Aruanã (GO).
Horário de atendimento: 08:30 às 17h30
*A atuação da DPU descrita nesta matéria está baseada no seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU):
1 – Erradicação da pobreza
10 – Redução das desigualdades
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
(Foto: Janaiara Soares/DPMT)
Assessoria de Comunicação social
Defensoria Pública da União