Notícias
DPU participa de evento de balanço do projeto Eco Folia Solidária em Salvador (BA)
Salvador – Na tarde de terça-feira (7), a Defensoria Pública da União (DPU) participou do evento de apresentação de resultados da 18ª edição do projeto ‘Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente’, no Espaço Crescer, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/BA), na capital baiana.
A cerimônia foi uma iniciativa de um grupo de associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis de Salvador composto por Cooperguary, Caec, Coleta Cidadã, Cooperbrava, Cooperbari, Camapet, Coocreja, Cooperes, Canore, Crun, Canarecicla, além da organização não-governamental CAMA, todas integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/BA).
Ao lado de outras instituições, a DPU, representada pela defensora pública federal Izabela Vieira Luz, e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), com a defensora pública estadual Cristina Ulm Araújo, receberam uma placa de sincero agradecimento das associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis de Salvador, destacando a atuação defensorial no apoio ao Eco Folia Solidária.
“É um projeto emocionante, que tira a população carente da rua, que dá um trabalho, uma esperança. Sinto-me honrada de ter representado a DPU, em face da impossibilidade de estar presente o colega defensor público federal Antônio de Maia e Pádua, coordenador do Grupo de Trabalho Catadoras e Catadores da DPU”, comenta Izabel Luz. No breve discurso que foi convidada a proferir, a defensora destacou o papel da DPU como fomentadora da dignidade da pessoa humana.
Dados do projeto
Do total de materiais coletados no âmbito do projeto durante o último Carnaval em Salvador, destaca-se a contabilização de 51 toneladas de plástico, que seguiram para reciclagem, aquecendo a economia de comunidades de baixa renda e deixando de poluir o meio ambiente. Por parte do governo do estado, o projeto Eco Folia Solidária beneficiou 1.840 catadores de cinco cooperativas parceiras, com a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI), como botas, luvas e protetores auriculares.
Segundo a Setre/BA, o investimento de R$ 1,3 milhão teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho dos catadores, promover a geração de renda e contribuir para a preservação do meio ambiente. “O Eco Folia contou com o apoio do Governo da Bahia por meio de diversos órgãos. É uma ação fundamental na promoção de um carnaval democrático, inclusivo, voltado para garantir a visibilidade e os direitos desses profissionais”, comentou a primeira-dama baiana, Tatiana Velloso. Também presente na cerimônia, o vice-governador, Geraldo Júnior, parabenizou as catadoras e os catadores e disse que o trabalho deve continuar no São João.
Com informações da Setre/BA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União