Notícias
DPU participa de debates em evento preparatório para a Cúpula da Amazônia
Belém – A Defensoria Pública da União participou, de 04 a 06 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), dos Diálogos Amazônicos, um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de debater e fomentar a formulação de políticas públicas para a Região Amazônica.
Os resultados desses debates serão apresentados aos chefes de Estado durante a reunião da Cúpula da Amazônia, que reúne os líderes dos países da Pan-Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, também em Belém.
Participam do encontro os presidentes ou representantes de oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA): Brasil, Bolívia Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O evento contou com 27 mil inscritos, entre representantes de entidades públicas e da sociedade civil, movimentos sociais, universidades, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e dos demais países participantes.
A DPU nos Diálogos Amazônicos
A DPU participou do evento por meio do defensor regional de direitos humanos no Pará, Marcos Teixeira. No dia 5 de agosto, integrou os debates sobre as diretrizes de enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo e o fluxo de atendimento às vítimas.
No dia seguinte (6), Teixeira discutiu o tema do deslocamento forçado de povos indígenas da América do Sul e participou de debate sobre o tema Mercado de Carbono, Povos e Comunidades Tradicionais.
“A atuação da DPU no Diálogos Amazônicos, evento da Cúpula da Amazônia, foi de grande importância para podermos contribuir para a construção de uma nova política ambiental em sintonia com continente americano e o mundo”, declarou o defensor.
Cúpula da Amazônia
A Cúpula da Amazônia reúne, hoje (8) e amanhã (9), chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento na região.
Um dos objetivos do evento é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização internacional sediada em Brasília que tem o compromisso de promover a cooperação, o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica e o bem-estar de seus habitantes com o objetivo de reduzir as assimetrias existentes entre os Países Membros e dentro deles.
Chefes de estado de oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) estarão presentes na Cúpula: Brasil, Bolívia Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
ABR/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União