DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU é homenageada na Câmara Legislativa do DF por atuação a favor dos catadores

Brasília – O Grupo de Trabalho (GT) Catadoras e Catadores da Defensoria Pública da União (DPU) recebeu, no dia 12 de junho, Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A homenagem, que reconhece o valor do trabalho realizado pela instituição em defesa dos direitos desses profissionais, aconteceu durante sessão solene em celebração ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, comemorado no dia 7 de junho.

Durante o evento, o defensor público federal e coordenador do GT, Antonio de Maia e Pádua, também recebeu uma Moção de Louvor pela sua atuação. Em seu discurso, ele falou sobre as demandas da categoria e a extrema necessidade de o governo local destinar orçamento para remunerar o trabalho essencial realizado por catadoras e catadores de recicláveis, especialmente na coleta seletiva. Antonio Pádua ressaltou, ainda, a importância de a CLDF reconhecer a atuação da DPU. “Essa moção, com o reconhecimento social e democrático que estão implícitos nela, indica que o trabalho do GT está contribuindo para a visibilidade de catadoras e catadores”, afirmou.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado distrital Gabriel Magno (PT), que agradeceu a presença da DPU na sessão solene e destacou “o compromisso da Defensoria em defesa dos catadores em todo país”. Na ocasião também foi anunciada a criação de uma frente parlamentar em defesa dos catadores de materiais recicláveis.

GT Catadoras e Catadores

‌A DPU atua através do GT para a melhoria das condições de trabalho das catadoras e catadores de recicláveis e pela efetiva contratação das organizações formadas por esses profissionais em todos os municípios brasileiros. Além disso, o grupo promove junto ao poder público e ao setor empresarial a defesa da inclusão social e a emancipação econômica desses trabalhadores.

Entre as ações do Grupo de Trabalho também está a criação de espaços participativos na formulação das políticas nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos, bem como a consolidação dos dados referentes à situação dos lixões e dos trabalhadores que atuam na coleta de materiais recicláveis ou reutilizáveis. Desse modo, a DPU busca contribuir na elaboração de políticas públicas, visando incentivar a organização de catadoras e catadores sob a forma de cooperativas ou associações.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

Leia também:

DPU conversa com representantes de movimentos de catadores e catadoras

Protocolo orienta atuação na defesa de catadores de material reciclável

Governo Federal recria programa destinado a catadoras e catadores de materiais recicláveis