DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU, DPDF, Funai e Caesb promovem conscientização sobre o uso da água na Aldeia Tekohaw

Foto: Fabio Andrade / ASCOM DPU 

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) esteve na Aldeia Tekohaw, em Brasília (DF), para uma ação de conscientização sobre o uso da água. O debate foi promovido em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e contou com a participação dos indígenas das etnias Guajajara e Tukano. 

No encontro, foi destacada a importância da água como direito humano fundamental e recurso natural finito, em um contexto em que a crise hídrica é uma realidade global. O Distrito Federal possui mananciais de pequeno porte, o que implica um cuidado no uso coletivo da água por toda a sociedade. 

As lideranças das comunidades reivindicaram a individualização dos relógios de água. Atualmente, apenas uma instalação abastece a comunidade, o que também dificulta o acesso à tarifa social, um direito das populações de baixa renda. 

O defensor regional de direitos humanos no Distrito Federal, Amadeu Alves, reafirmou o compromisso da DPU com a luta pelos direitos das populações indígenas, garantindo o acesso à água de forma digna, com preservação ambiental e sustentabilidade dos recursos hídricos. 

“O processo judicial é demorado e isso gera uma ansiedade, mas a situação dos indígenas do Tekohaw não está esquecida nem abandonada, nós estamos acompanhando e de olho o tempo todo”, declarou o defensor. 

Veja mais fotos da ação.

Assessoria de Comunicação Social 
Defensoria Pública da União