DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU atua para proteger integridade de indígenas atacados no MS

Douradina – A Defensoria Pública da União (DPU) acompanha com preocupação e está mobilizada para atuar diante dos graves fatos ocorridos contra integrantes da Terra Indígena (TI) Panambi – Lagoa Rica, no município de Douradina, no Mato Grosso do Sul (MS). A Defensoria recebeu relatos de um ataque armado contra os indígenas, ocorrido nesse domingo (14), em represália ao grupo que ocupou parte do território para cobrar a demarcação da área.

Por meio do Grupo de Trabalho Povos Indígenas (GTPI), a DPU acionou, já no domingo, o Departamento de Mediação de Conflitos do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e também o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Nesta segunda-feira (15), a coordenadora do GT, defensora pública federal Daniele de Souza Osório, oficiará o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para pedir a prorrogação da Força Nacional na região e que os agentes sejam deslocados para fazer policiamento no local do conflito. A DPU também acionará o Conselho Nacional de Direitos Humanos para acompanhamento do caso.

“A principal preocupação neste momento é com a vida e a integridade física das pessoas que estão no local”, destaca a defensora.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União