Brasília, 24/10/2011 – Os defensores públicos timorenses Marçal Mascarenhas, Laura Valente Lay e Rui Manuel Guterres visitaram, nesta segunda-feira (24), a Defensoria Pública da União de 2ª Categoria no Distrito Federal (DPU/DF).
A defensora pública-chefe da unidade, Viviane Arruda, apresentou as instalações do prédio, mostrando as demandas mais comuns dos ofícios da DPU/DF. “A 2ª Categoria é o front da Defensoria. É onde a gente monta o processo. Ele precisa sair bem feito para que possibilite a atuação dos membros da 1ª Categoria e da Categoria Especial”, disse Viviane. Ela também fez uma explanação sobre o funcionamento do Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA), em atividade há três meses.
Sobre o novo modelo de atendimento em andamento na unidade, Viviane destacou o aspecto prático do sistema e os resultados que tem proporcionado. “É simples, mas tem um impacto gerencial muito grande”.
Os defensores Eduardo Queiroz, Isabel Azevedo, Ricardo Salviano, Rosiris Oliveira e Thiago Takai também participaram da visita. Eles receberam os colegas em seus gabinetes e fizeram breve apresentação sobre a dinâmica de trabalho em cada um dos ofícios.
Essa é a terceira turma que participa do Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Timor-Leste na Área da Justiça, voltado à reestruturação do sistema judiciário timorense. Os defensores voltam à DPU/DF de 2ª Categoria em novembro para conhecer mais de perto a rotina dos gabinetes, acompanhando audiências na Justiça e tendo acesso aos Processos de Assistência Jurídica (PAJs).
Assessoria de Imprensa
Defensoria pública da União