Notícias
Campanha DPU por Elas: Igualdade e Respeito será lançada neste 8 de março
Brasília – Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública da União (DPU) lança neste sábado (8) a campanha DPU por Elas: Igualdade e Respeito. O objetivo é promover ações e atividades educativas que incentivem a reflexão, conscientização e a implementação de medidas estruturantes para o combate ao assédio moral e sexual, além da adoção da perspectiva de gênero na atuação institucional da Defensoria.
A campanha é voltada a todas as defensoras, defensores, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores e estagiárias e estagiários da DPU, reunindo esforços para desenvolver estratégias contínuas de educação e comunicação tanto para o público interno quanto externo. Durante o período, serão realizados ciclos de palestras e lançados materiais educativos, como cartilhas, manuais, reportagens, áudios e vídeos, disponibilizados nas redes sociais e no site da Defensoria.
Ciclo de palestras
Nos dias 18 e 19 de março, será realizado um ciclo de palestras no auditório da sede da DPU, em Brasília (DF). O evento debaterá a atuação da Defensoria Pública a partir da perspectiva de gênero, o combate à violência política de gênero, combate ao assédio e a construção de ambientes de trabalho seguros e inclusivos para mulheres.
O evento iniciará às 9h30min, com a participação do defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães; a corregedora-geral federal da DPU, Flávia Borges Margi; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil; a oficial de Gênero e Raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ismalia Afonso; e a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), Luciana Dytz.
No primeiro painel do ciclo de palestras, a defensora pública federal Nara Rivitti, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil, e a oficial de Gênero e Raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ismalia Afonso, reúnem-se para debater a perspectiva de gênero no âmbito da Defensoria Pública da União.
Na tarde do dia 18, o painel Combate ao Assédio Moral e Sexual vai reunir as defensoras públicas federais Mariana Queiroz e Séfora Zortéa, a ouvidora-geral da união, Ariana Frances, e a ex-secretária de Valorização e Qualidade de Vida do Distrito Federal, Adriana Faria, para dialogar sobre a temática.
Já na manhã do dia 19 de março, a procuradora da República, Raquel Branquinho, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, e a defensora pública federal Rafaella Mikos Passos se reunirão no terceiro painel para debater o enfrentamento à violência política de gênero.
Sessão Extraordinária do Conselho Superior da DPU em alusão ao Mês da Mulher
A partir das 14h do dia 19, será realizada a sessão extraordinária do Conselho Superior da DPU (CSDPU) em alusão ao Mês da Mulher. Na ocasião, serão assinados documentos sobre a temática e divulgadas iniciativas institucionais, incluindo o lançamento de cartilhas, manuais, vídeos e outras ações estratégicas.
Veja aqui o convite.
Confira a programação completa:
18 de março (Manhã)
09h30 – Abertura do Ciclo de Palestras ENADPU
Palestrantes:
- Leonardo Magalhães (defensor público-geral federal)
- Renata Gil (conselheira do CNJ)
- Flávia Borges Margi (corregedora-geral federal da DPU)
- Ismalia Afonso (oficial de Gênero e Raça do PNUD)
- Luciana Dytz (presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais – Anadef)
10h30 – Painel 1: Perspectiva de Gênero no Âmbito da Defensoria Pública
Palestrantes:
- Renata Gil (conselheira do CNJ)
- Ismalia Afonso (oficial de Gênero e Raça do PNUD)
Mediadora:
- Nara Rivitti (defensora pública federal e coordenadora do GT Mulheres)
18 de março (Tarde)
14h – Painel 2: Combate ao Assédio Moral e Sexual
Palestrantes:
- Séfora Zortéa (defensora pública federal)
- Ariana Frances (ouvidora-geral da União)
- Adriana Faria (servidora pública federal e ex-secretária de Valorização e Qualidade de Vida do DF)
Mediadora:
- Mariana Queiroz (defensora pública federal e secretária de Ações Estratégicas e Acesso à Justiça)
19 de março (Manhã)
09h30 – Painel 3: Enfrentamento à Violência Política de Gênero
Palestrantes:
- Cármen Lúcia (ministra do STF e presidente do TSE)
- Raquel Branquinho (procuradora da República)
Mediadora:
- Rafaella Mikos Passos (defensora pública federal)
19 de março (Tarde)
14h – Sessão Extraordinária do CSDPU em Alusão ao Mês da Mulher
Discursos:
- Flávia Borges Margi (corregedora-geral federal da DPU)
- Leonardo Magalhães (defensor público-geral federal)
Destaques da sessão:
- Lançamento da campanha e do vídeo institucional
- Fala de autoridades presentes
- Assinatura de documentos sobre a temática
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União