Notícias
Comitê Pacaraima realiza mutirão de atendimento em abrigo para migrantes em RR
Boa Vista – A Defensoria Pública da União (DPU), por meio do Comitê Pacaraima, realizou, no dia 9 de setembro, o primeiro mutirão de atendimento dentro de um abrigo federalizado da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR).
Realizada no maior abrigo indígena da América Latina, o Waraotuma Tuaranoko (AWT), destinado à população indígena venezuelana migrante e refugiada, a ação buscou atender às demandas dessa população em relação aos seus direitos como migrantes, principalmente em questões que envolvem serviços públicos.
Além da DPU, participaram do mutirão a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), a Secretária Municipal de Gestão Social de Boa Vista (SEMGES), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI).
As organizações participantes tiraram dúvidas, realizaram encaminhamentos e deram orientações sobre as demandas apresentadas pelos migrantes. A DPU prestou informações e realizou encaminhamento em questões envolvendo Cadastro Único e benefícios sociais, educação, documentação, saúde, entre outros temas.
Sobre o abrigo Waraotuma Tuaranoko
Criado em março de 2022, o Waraotuma Tuaranoko é o maior abrigo indígena da América Latina. Atualmente, vivem no local 959 indígenas, predominantemente da etnia Warao, pertencentes a 317 famílias, dos quais 370 são crianças; 125 adolescentes; 430 adultos; e 34 idosos.
ABR/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União