Notícias
Roda de conversa promove direitos sexuais e reprodutivos em ocupação de Palhoça (SC)
Palhoça – A Defensoria Pública da União (DPU) levou, no sábado (1º), informação sobre direitos sexuais e reprodutivos para a ocupação Marighella, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A atividade ocorreu em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica Popular (Saju) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade ocorreu na escola da ocupação, que reúne cerca de 60 famílias no bairro Aririú da Formiga, em Palhoça.
De acordo com a defensora regional de direitos humanos em Santa Catarina, Mariana Zamprogna, que representou a DPU no evento, juntamente com estagiários da instituição, o acesso a métodos contraceptivos na rede pública de saúde foi um dos principais temas abordados. Zamprogna também conversou com os moradores sobre direito à saúde, em assuntos como vacinação para crianças e atendimento em postos. Os moradores relataram dificuldade para serem atendidos nas unidades de saúde por causa da falta de comprovante de residência.
Orientação
O grupo de trabalho Mulheres da DPU lançou, em 2021, cartilhas e fôlderes com informações sobre direitos sexuais e reprodutivos. O manual aborda a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e os fôlderes retratam temas como direitos sexuais e reprodutivos, planejamento familiar, violência obstétrica e parto humanizado.
Acesse:
Cartilha Defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres
Folder Direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União