DPU – Direitos Humanos

Notícias

Políticas para pessoas em situação de rua é tema de debate em Santa Catarina

Florianópolis – A defensora regional de direitos humanos (DRDH-SC) em Santa Catarina, Mariana Döering Zamprogna, participou, no último dia 23, de mesa de debates sobre políticas públicas para a população de rua. O evento foi realizado na sede da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC).

A mesa teve a presença do diretor do Foro da JFSC, juiz federal Henrique Luiz Hartmann; da coordenadora nacional da Pastoral do Povo na Rua, Ivone Maria Perassa, e da defensora pública federal Ivone Maria Perassa.

Maria Zamprogna falou sobre a atuação da Defensoria Pública da União (DPU) no atendimento à população em situação de rua. “Temos grupos de trabalho que atua na defesa da população em situação de rua em todo o país. Também atuamos de forma coletiva por meio das defensorias regionais de direitos humanos e da defensoria nacional de direitos humanos”.

“Na pandemia, tivemos várias situações com o auxílio emergencial. Muitas pessoas que não tinham Cadastro Único tiveram dificuldade de acesso ao auxílio e atuamos nesses casos”, complementou.

Atendimento na Passarela da Cidadania

Dia 17, a Defensoria Pública da União (DPU) em Santa Catarina prestou atendimento a pessoas em situação de rua na Passarela da Cidadania, em Florianópolis. Foi uma oportunidade para prestar esclarecimentos sobre o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de sanar dúvidas sobre obtenção de documentos de identificação. O trabalho foi feito em parceria com o Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), que presta assistência psicossocial a pessoas em situação de rua.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União