DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU promove ação solidária para pessoas em situação de rua no Centro Pop do DF

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) realizará ação solidária no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no SGAS 903, Conjunto “C”, em Brasília (DF), no próximo dia 4 de novembro, às 9h40min. Com capacidade para atender 150 pessoas por dia, o Centro Pop de Brasília é um ponto de apoio para aqueles que vivem em situação de rua.

A iniciativa faz parte do projeto social Salão Solidário, que oferece cortes de cabelo gratuitos e banhos a pessoas em situação de rua. O projeto, que será realizado anualmente, foi idealizado pela servidora da Coordenação de Itinerantes e Projetos Especiais da DPU no Distrito Federal (DF), Maria Aparecida Clementino, pela psicóloga Nilza Barbosa Oliveira, pelo Rafael Douglas, da Biblioteca DPU, e pelo GT Rua da DPU. A ação conta com a parceria da Eli Barbearia 173 e do ônibus Expresso Caridade.

O evento terá a presença do defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, além de outras autoridades locais. A ação pretende atender dezenas de pessoas em situação de rua, oferecendo não apenas cuidados pessoais, mas também um momento de acolhimento e valorização dessa população que enfrenta desafios extremos. A iniciativa reforça o compromisso da DPU com a promoção do bem-estar e da inclusão social para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

População em rua no DF

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), o Distrito Federal possui o maior percentual de população em situação de rua do país. O Relatório da População em Situação de Rua, divulgado em setembro do ano passado, revelou que Brasília abriga 7.924 pessoas vivendo nas ruas, conforme informações do Cadastro Único (CadÚnico). Proporcionalmente, isso equivale a três em cada mil habitantes do DF, um índice que é três vezes maior do que a média nacional, que é de um para cada mil.

Centro Pop

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é uma unidade pública da Assistência Social que oferece atendimento a pessoas em situação de rua. Neste espaço, são disponibilizados atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convivência e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social.

O Centro Pop se apresenta como um local de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afeto e respeito. Ele funciona como um ponto de apoio para quem vive ou sobrevive nas ruas. Neste centro, os atendidos podem guardar pertences, usufruir de serviços de higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e acessar serviços de documentação, além de receber orientações sobre direitos e benefícios socioassistenciais.

As pessoas em situação de rua atendidas no Centro Pop podem usar o endereço do local como referência para obter um comprovante de residência.

Quem pode ser atendido no Centro Pop?

Os Centros Pop atendem jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Crianças e adolescentes em situação de rua podem ser atendidos, mas somente quando acompanhados de familiares ou responsáveis.

Serviço: Ação solidária no Centro Pop de Brasília
Dia: 4 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: 9h40min
Local: SGAS 903, Conjunto “C”, Brasília (DF)

Foto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União