DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU e PNUD lançam webnário e cartilhas sobre trabalho escravo contemporâneo

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizam, na quarta-feira (13), às 17h, o webnário Trabalho escravo contemporâneo. O evento será transmitido pelo Youtube da Escola Nacional da DPU (ENADPU).

O encontro faz parte da série de webnários Populações em situação de vulnerabilidade e Agenda 2030, realizado em parceria pelas instituições. O objetivo é fortalecer as capacidades e a promoção de inovação no órgão por meio da produção de estudos, metodologias e ações pilotos.

Na ocasião, serão lançados os seguintes materiais sobre o tema, a serem publicados pelo projeto DPU em linha com a Agenda 2030: cartilha de apoio a pessoas submetidas ou resgatadas de trabalho escravo – cujo objetivo é informar às pessoas resgatadas do trabalho escravo, ou que ainda estejam em situação de escravização, as principais características desse crime, seus direitos e como a DPU pode ajudar nesses casos; e a cartilha de apoio à atuação no combate ao trabalho escravo, que visa apoiar as ações da DPU e de outras instituições mobilizadas pelo fim da escravidão contemporânea, sejam públicas, privadas ou organizações da sociedade civil.

A abertura do evento online será realizada pela defensora pública federal e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate à Escravidão Contemporânea, Izabela Vieira Luz. Em seguida, a pesquisadora do PNUD, Raissa Alves, apresenta as cartilhas.

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação global oficializado por 193 Estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, na 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. O propósito central está em erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade. O plano definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Populações em situação de vulnerabilidade e Agenda 2030
Webnário Trabalho escravo contemporâneo
Data: 13 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Canal da ENADPU no Youtube.

GMFB/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União