DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU abre processo de escolha para os cargos de subdefensor público-geral federal e corregedor-geral federal do biênio 2026–2028

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) abriu oficialmente o processo de escolha para os cargos de Subdefensor Público-Geral Federal e Corregedor-Geral Federal, referentes ao biênio 2026–2028. O procedimento foi formalizado por meio do Edital GABDPGF nº 38/2026, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4).

As inscrições estarão abertas no período de 9 a 23 de fevereiro. Após essa etapa, o Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU) indicará seis nomes para compor a lista sêxtupla, que será encaminhada à Presidência da República, responsável pela nomeação para os dois cargos estratégicos da alta administração da instituição.

A abertura do processo ocorre no contexto de encerramento do atual ciclo de gestão. Os mandatos do subdefensor público-geral federal Marcos Antônio Paderes, que atualmente exerce o cargo de defensor público-geral federal em exercício, e da corregedora-geral federal Flávia Borges Margi encerram em junho deste ano.

Para concorrer, os interessados devem encaminhar requerimento ao endereço eletrônico do Conselho Superior da DPU. Conforme previsto no edital, terão as inscrições deferidas os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos: apresentação tempestiva do pedido de inscrição; integração à Categoria Especial da carreira; e exercício efetivo das funções de defensor público federal.

O edital completo está disponível aqui. 

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União