Notícias
Defensora fala sobre escuta qualificada em evento no Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A defensora pública federal Daniele de Souza Ozório palestrou durante o seminário “Desafios para a construção de uma política pública de enfrentamento ao tráfico de pessoas”, realizado no último dia 20 em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, com apoio da Defensoria Pública da União (DPU) e do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em MS (Cetrap/MS).
Daniele de Souza Osório é defensora regional de direitos humanos no Mato Grosso do Sul, membra do Conselho Superior da DPU e coordenadora do CETRAP/MS. O tema da palestra foi “Escuta Qualificada: o atendimento humanizado a grupos vulnerabilizados e a identificação do tráfico de pessoas”.
De acordo com a defensora, a participação da DPU foi de grande valia para o evento, promovendo conhecimento sobre os protocolos e parâmetros mínimos fixados pelo Protocolo de Escuta Qualificada a Grupos Vulneráveis ao Tráfico de Pessoas, desenvolvido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ainda, na ocasião, a defensora alertou sobre quais cuidados devem ser adotados antes, durante e depois da escuta qualificada dos grupos vulnerabilizados suscetíveis ao tráfico de pessoas.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União