Notícias
Defensor é empossado em conselho do programa de proteção a defensores de direitos humanos
Porto Alegre – No último dia 29, o defensor regional de direitos humanos (DRDH-RS) no Rio Grande do Sul, Daniel Mourgues Cogoy, foi empossado como conselheiro do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) do estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
Em seu discurso, Cogoy destacou a importância do trabalho que o conselho desenvolve e lembrou do assassinato da líder quilombola na Bahia, Mãe Bernadete, mesmo ela fazendo parte do programa de proteção daquele estado. “Acho que assumimos hoje essa função também em memória ao trabalho por ela feito e de todas as lideranças que foram vítimas de perseguição, de morte. Temos responsabilidade de que esse conselho não seja apenas formal, protocolar, mas que possa efetivamente trazer proteção a essas pessoas que tanto necessitam da presença e da defesa do estado”, declarou.
O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas consiste na articulação com órgãos públicos e organizações da sociedade civil para adotar medidas de proteção, prevenção e resolução de conflitos. O objetivo principal é a proteção da vida, integridade física e psicológica do defensor, e de seus familiares, que milita em prol de causas coletivas, visando a defesa de direitos humanos. O Conselho Deliberativo é um órgão colegiado que delibera sobre a inclusão ou o desligamento do defensor de direitos humanos ameaçado no programa.
*Com informações Governo do Rio Grande do Sul
CDR/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União