Notícias
COP30: Defensoria Pública da União participa da cerimônia de abertura, em Belém do Pará

Foto: Hermes Caruzo/COP30
Belém (PA) – Já é COP30! E a Defensoria Pública da União (DPU) esteve presente na cerimônia de abertura da Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), na capital paraense. Representando a DPU estavam o defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso de Magalhães, e o assessor de meio ambiente, mudanças climáticas e mobilidade humana, defensor público federal Giorgi Augustus Nogueira Peixe Sales.
A ocasião reuniu representantes da ONU, líderes e chefes de Estado do Brasil e do mundo. Em seu discurso, o presidente Luís Inácio Lula da Silva enalteceu o povo e a culinária do Pará, ressaltando que a região amazônica não é uma “entidade abstrata” e sim o bioma mais diverso do planeta e lar de quase cinquenta milhões de pessoas. Lula também ressaltou o papel essencial das Terras Indígenas e comunidades tradicionais na mitigação da crise climática e lembrou que esses grupos, assim como mulheres, migrantes, afrodescendentes e demais populações vulneráveis, são os primeiros a sentir os impactos do aquecimento global.
DPU na Green Zone
A Defensoria Pública da União terá um estande fixo na COP30, localizado no corredor central da Green Zone. A abertura ao público será nesta segunda-feira, às 15h. Ao longo dos 15 dias de evento, a instituição promoverá debates, exibições e atividades dedicadas à justiça climática e à defesa dos direitos humanos em contextos socioambientais. A iniciativa reforça o compromisso da DPU com as discussões sobre direitos humanos e meio ambiente, contribuindo para garantir o acesso à justiça climática às populações vulneráveis.
Saiba mais sobre a atuação da DPU na COP30 no hotsite.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União