DPU – Direitos Humanos

Notícias

Audiência pública sobre desafios na educação pública para migrantes contou com participação da DPU

Foto: ARGOV DPU 

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) participou, nesta quinta-feira (21) de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), sobre os desafios da educação pública para migrantes em território brasileiro. O encontro contou com a presença de representantes de órgãos públicos, universidades federais, movimentos sociais e da ONU. 

O coordenador do Grupo de Trabalho de Migrações, Apatridia e Refúgio (GTMAR) da DPU, defensor público federal Matheus Alves do Nascimento, em sua fala, reforçou a importância do acolhimento e inclusão dos migrantes não nacionais desde a primeira infância, e relembrou o trabalho em conjunto com os demais órgãos competentes para a revalidação dos diplomas de profissionais formados em medicina no exterior. 

“É importante que a gente possa considerar muito o aspecto de multiculturalidade e na capacitação dos profissionais no acolhimento dessas pessoas migrantes. É muito importante que a gente possa trabalhar junto ao Ministério da Saúde e junto ao Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina em forma de poder ter uma inclusão desses profissionais de saúde. No final das contas, quem vai se beneficiar ainda mais é a população brasileira e a população migrante”, declarou o defensor. 

Assessoria de Comunicação Social 
Defensoria Pública da União