Notícias
Ação conjunta busca garantir direitos de comunidades indígenas Akroá Gamella, no Piauí
Baixa Grande do Ribeiro – Entre os dias 10 e 14 de abril, o defensor regional de direitos humanos no Piauí (DRDH/PI), André Amorim de Aguiar, participou de ação conjunta nas comunidades indígenas Akroá-Gamella, localizadas no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 582 quilômetros de Teresina. Representantes do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também participaram das atividades que têm como objetivo garantir os direitos da população vulnerável, alvo de conflitos agrários.
Segundo o DRDH/PI, a visita à região possibilitou conhecer a realidade e as dificuldades das comunidades não somente no aspecto territorial e em relação aos conflitos fundiários, mas também verificar o acesso ao transporte, à saúde, à educação e à proteção ambiental.
No início de 2021, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Piauí recomendaram a demarcação do território do povo Akroá Gamell. No entanto, a ação ainda não foi concretizada. A presença de fazendas e de empresas multinacionais ligadas ao setor agrícola nos limites do território da comunidade indígena faz com que a região seja alvo de constantes disputas.
GMFB/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União