DPU – Direitos Humanos

Notícias

Audiência pública debaterá novos modelos de gestão nos hospitais federais no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) convocou audiência pública no estado do Rio de Janeiro para discutir novos modelos de gestão nos hospitais federais. A audiência está marcada para 4 de setembro, às 9h, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, junto da Comissão de Saúde da Câmara. 

A audiência será presidida pelo vereador Rogério Amorim e coordenada pela defensora regional de direitos humanos no Rio de Janeiro, Taísa Bittencourt, com o apoio do vereador Gilberto e demais integrantes da Comissão de Saúde. 

O objetivo da audiência é trazer para debate os novos modelos de gestão que vêm sendo adotados pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Entre eles, a transferência de hospitais federais para o município do Rio de Janeiro, empresas públicas e organizações sociais; integrações entre hospitais e fundações; e alterações na gestão de hospitais universitários, buscando maior transparência. 

“Desde outubro de 2024, o Ministério da Saúde tem procedido a diversas mudanças nos modelos de gestão dos hospitais federais sem a devida transparência e sem participação social dos mais interessados nestes processos, notadamente, os profissionais de saúde, servidores e, principalmente, a população assistida. É indispensável abrir o debate público sobre o tema, oportunizando a participação social neste processo” afirma a defensora. 

A audiência contará com a participação de autoridades e representantes de diversas instituições, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; gestores do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; representantes do Ministério Público Federal e Estadual e da Advocacia-Geral da União; diretores de hospitais e institutos federais; além de representantes dos conselhos de medicina, enfermagem e saúde, de sindicatos de trabalhadores e médicos e de associações de pacientes. 

Leia também: DPU manifesta posição contrária à fusão de hospitais federais no Rio de Janeiro

Assessoria de Comunicação Social 
Defensoria Pública da União