Notícias
Seminário no Paraná debate enfrentamento ao tráfico de pessoas

Curitiba – A Defensoria Pública da União (DPU) participa, nesta quarta-feira (30), do seminário O Papel Vital da Aplicação da Lei e do Sistema de Justiça Criminal no Desmantelamento das Redes de Tráfico, realizado na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. Promovido pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Paraná (NEPT/SEJU), o evento integra as ações da campanha Coração Azul, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), voltada à conscientização e prevenção do tráfico de pessoas.
Representando a DPU, a defensora pública federal Lídia Carolina Pinotti Rodrigues abordou o tema da proteção integral das vítimas à luz da lei 13.344/2016, que trata do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em sua fala, destacou a importância da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: “Este é um crime complexo e de difícil identificação. A atuação conjunta de diversos órgãos na prevenção, repressão e proteção das vítimas deste crime é a melhor estratégia, e a DPU tem papel importante na proteção dessas vítimas com a elaboração de cartilhas, orientações de atuações, padronização de registros e capacitação dos defensores, a fim de aprimorar a atuação institucional de atendimento integral à vítima de Tráfico de Pessoas”.
A defensora também chamou atenção para o aliciamento de jovens, que frequentemente são atraídos por promessas de emprego, estabilidade ou sucesso fora de suas cidades: “A busca por independência e por uma vida melhor torna os jovens um alvo fácil. Muitas vezes, as promessas são irresistíveis, mas completamente desproporcionais à realidade. Essa é uma prática comum usada por aliciadores.”
Lídia Rodrigues ressaltou o papel institucional da DPU na proteção das vítimas: “Nosso olhar é sempre voltado para a proteção e garantia de direitos das pessoas vitimadas pelo tráfico. É fundamental reforçar ações de prevenção e de atuação em rede, fortalecendo o diálogo entre instituições para reduzir o número de vítimas no país.”
Encerrando sua participação, a defensora deixou uma mensagem ao público: “Proteja seus sonhos. Desconfie de tudo o que parecer fácil demais.”
Campanha Coração Azul
Nesta quarta (30) e quinta-feira (31), a DPU participa do Seminário Internacional sobre Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes: Desafios e o Papel do Ministério Público, que ocorre na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília (DF).
D 30 de julho até 8 de agosto, a DPU promove, em parceria com a Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo – CETRAPTE-JF3R e a Comissão de Gestão de Memória da Justiça Federal da 3ª Região – COGEM, a exposição Tráfico de pessoas: um crime que você não vê, no Espaço de exposições do térreo do TRF3. A mostra, aberta ao público, reúne dados, notícias, relatos e conteúdos educativos sobre o tráfico de pessoas. Mais informações aqui.
Além da participação em eventos institucionais, a DPU integra a campanha Coração Azul por meio de uma série de ações comunicacionais veiculadas no Instagram e no site da instituição.
Saiba mais sobre a atuação do Grupo de Assistência e Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas (GTTP) da DPU.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União