Notícias
Comunidade tradicional da Ribanceira em Santa Catarina luta por reconhecimento
Florianópolis – A Defensoria Pública da União realizou visita técnica na Comunidade Tradicional dos Agricultores e Pescadores dos Areais da Ribanceira, localizada em Imbituba (SC), no dia 6 de setembro. A população local busca o reconhecimento como comunidade tradicional e a DPU tem atuado para dar encaminhamento às demandas, além de buscar proteção aos direitos dos moradores.
A visita contou com a presença de membros do Ministério Público Federal (MPF), bem como antropólogos e arquitetos da instituição. A defensora regional de Direitos Humanos da DPU em Santa Catarina (DRDH/SC), Mariana Doering Zamprogna, explica que com a visita foi possível conhecer mais de perto a realidade da comunidade. “Recentemente eles tiveram um problema de corte de energia elétrica que afeta a própria sobrevivência das pessoas. Então, nós fomos conhecer um pouco mais dessa realidade para ajudá-los a conseguir meios de permanecerem no local onde já estão há muitos anos”, afirma.
Cerca de 200 pessoas, entre agricultores e pescadores com origem açoriana e indígena, vivem hoje nos Areais da Ribanceira. A defensora pública explica que DPU e MPF criaram grupos de trabalho para dar encaminhamento às necessidades da comunidade, especialmente em relação ao pedido de reestabelecimento e garantia do fornecimento de energia elétrica. “Ouvimos a comunidade e suas demandas e agora também contamos o apoio do poder público para que consigamos ajudá-los”, destaca Mariana Zamprogna.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União