Notícias
Nota Pública: morte de estudante no campus da Universidade Federal do Piauí
O Grupo de Trabalho Mulheres da Defensoria Pública da União (DPU) vem a público manifestar veemente repúdio às estarrecedoras violências que precocemente ceifaram a vida da estudante universitária Janaina da Silva Bezerra na sexta-feira, dia 27 de janeiro, no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI).
É inaceitável que as mulheres não estejam seguras no país, inclusive no ambiente universitário. O feminicídio de Janaina dentro das dependências da UFPI escancara a gravidade do machismo, sexismo, objetificação e violência sofridos pelas mulheres, que não escapa sequer aos espaços públicos federais de ensino e pesquisa.
A violência de gênero deve ser combatida em todos os ambientes, públicos e privados, inclusive nas instituições de ensino, garantindo a proteção, integridade e saúde de todas as mulheres.
O Grupo de Trabalho Mulheres da Defensoria Pública da União manifesta condolências e solidariedade à família, amigas e amigos, bem como a toda comunidade universitária, e aguarda que as autoridades envolvidas adotem todas as providências necessárias à célere e eficaz apuração dos fatos e responsabilização.